Home » Notícias

Lançamento livro sobre Companhias Estaduais de Saneamento e EVA

terça-feira, 31 de março de 2009. Autor: Rede Pascal

Francisco Mendes de Alencar Filho, membro da Rede Pascal de Pesquisa, publica livro sobre o Valor Econômico Agregado  e gestão das Companhias Estaduais de Saneamento.

Esse trabalho desenvolve extensa e aprofundada discussão sobre a gestão moderna e o valor econômico agregado. Desenvolve também um acurado trabalho de modelagem matemática relacionando o EVA com índices que marcam um boa gestão administrativa. Utilizou para isso os dados do SNIS, Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

Trabalhou com a metodologia de clustering (agrupamentos), encontrando uma categorização das companhias estaduais de saneamento, conforme parâmetros relacionados com a metodologia de avaliação que desenvolveu.

Um trabalho que deve ser lido por todos os que se interessam por Saneamento, Economia, Gestão Ambiental, Clustering e assuntos correlatos.

Francisco M. Alencar Filho é economista, mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e agora concluindo o seu doutorado na área.

Útimas Notícias

Pascal para:

LINHAS DE PESQUISA

Apresentação das principais linhas de pesquisa mantidas pelo Instituto Blaise Pascal (IBP), detalhando informações sobre cada uma. Nesse contexto, trata-se das áreas do conhecimento de Tecnologia em Projetos, Tecnologia em Educação, Tecnologia Social, Hebelogia e Meio Ambiente.

 

FOCOS DE AÇÃO

Apresentação dos principais focos de ação para os quais o Instituto Blaise Pascal (IBP) dirige seus interesses de pesquisa, direcionando a concepção de soluções, produtos e serviços nos seguintes canais de atuação: Cidades, Organizações, Meio Ambiente, Redes Colaborativas, Educação, Saúde e Juventude.

 

REDES COLABORATIVAS

Conceitos vinculados a redes colaborativas, ressaltando a cooperação como o caminho do melhor rendimento. Enfoque na coordenação de ações na busca da cooperação técnica, científica, educacional e artística. Propósito de manutenção de redes de pesquisa, redes culturais e redes de consultoria.

 

COMO COLABORAR

Ambiente de cadastro de colaboradores, que estejam interessados em cooperar de alguma forma com os projetos propostos ou mesmo que estejam interessados em coordenar ações, integrando as redes de pesquisa, redes culturais e redes de consultoria.