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Arraial do Cabo/RJ: IBP e Projeto de Educação Especial Inclusiva, com Superdotação e Transtornos Funcionais Específicos.

Por: Saúde/Equipe IBP


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IBP em Ação: Projeto para o CAEE-AC de Arraial do Cabo/RJ

O Instituto Blaise Pascal (IBP), com a experiência de 30 anos no desenvolvimento de Redes de Pesquisa e Produção de Conhecimentos e Tecnologias voltadas para o desenvolvimento social e humano, elaborou uma proposta de projeto para o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Arraial do Cabo (CAEE-AC). Essa iniciativa é resultado de três viagens à cidade, dedicadas a coletar informações e entender as necessidades locais.

A proposta do projeto visa aprimorar o apoio aos estudantes, articulando as áreas educacional e clínica, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Ciência e Tecnologia, bem como as Secretarias de Saúde e Assistência Social.

O CAEE-AC: Uma Visão Inclusiva

O CAEE-AC atende estudantes da rede pública de ensino regular de Arraial do Cabo, público-alvo da educação especial inclusiva, incluindo aqueles com Superdotação e Transtornos Funcionais Específicos. O público-alvo é diversificado, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e a Educação de Jovens e Adultos.

Estimamos um universo de mais de 300 estudantes que apresentam Transtorno do Espectro Autista, Deficiências, Superdotação e Transtornos Funcionais Específicos.

Finalidades e Frentes de Ação Propostas

O IBP elaborou uma proposta abrangente com foco em múltiplas finalidades, operacionalizadas em cinco Frentes de Ação essenciais, além do Apoio Administrativo e Operacional.

Finalidades Chave:

  • Apoio Multisetorial: Ser uma unidade de apoio, vinculada à Secretaria de Educação, em parceria com as Secretarias de Saúde e Assistência.
  • Habilitação e Reabilitação: Promover a habilitação e/ou reabilitação de pessoas com diversas deficiências e síndromes, e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, envolvendo a família em todo o processo.
  • Ambientes Estruturados: Criar ambientes com profissionais específicos para estímulos e tratamentos direcionados à aprendizagem, comunicação, socioemocional e motora.
  • Articulação Pedagógica: Promover a articulação pedagógica entre os professores do CAEE e os professores das salas de aula comuns do ensino regular.
  • Formação Continuada: Colaborar na formação continuada de professores que atuam nas classes comuns, nas salas de recursos multifuncionais e centros de AEE.
  • Ações Intersetoriais: Efetivar ações intersetoriais com serviços públicos de saúde, assistência social, trabalho, esporte, entre outros.

Frentes de Ação do Projeto:

  1. Atendimento Clínico (AC): Oferta de acompanhamento com profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Os atendimentos clínicos pretendidos incluem Estimulação e Reabilitação Visual, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Neuropediatria e Avaliação Neuropsicológica, entre outros.
  2. Atendimento Educacional Especializado (AEE): Conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados para atender exclusivamente alunos com necessidades especiais, no contraturno escolar. Os atendimentos educacionais pretendidos englobam Apoio Pedagógico, LIBRAS, Datilografia Braille, Orientação e Mobilidade (OM), Arte-Educação, Atividade de Vida Diária (AVDs), e Atendimento ao estudante com Altas Habilidades/Superdotação.
  3. Educação Continuada: Focada na colaboração para a formação continuada de professores da rede pública.
  4. Produção de materiais didáticos e pedagógicos acessíveis: Desenvolvimento de estratégias e atividades para apoiar a criação desses materiais.
  5. Eventos Setoriais e Intersetoriais: Ações que efetivam as articulações entre a escola regular e os demais serviços públicos.

Gestão da Proposta

O Instituto Blaise Pascal (IBP) se propõe como a instituição gestora. Fundado em 1994, o IBP possui décadas de experiência em contratos e parcerias com entes públicos. Sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação, o IBP tem a capacidade de ser responsável pela contratação de colaboradores das áreas meio e fim, além da aquisição de insumos, materiais e serviços necessários para o funcionamento e manutenção do CAEE-AC, podendo assumir o todo ou partes dos escopos/objetos dos serviços.

Com a nossa expertise e o compromisso de promover o desenvolvimento social e humano, o IBP está pronto para transformar essa proposta em realidade, garantindo o sucesso na aprendizagem e o pleno desenvolvimento das potencialidades dos educandos de Arraial do Cabo.

Mapeamento do Projeto por Segmento, Linha de Pesquisa e Tecnologias Aplicadas

Segmento: Acessibilidade

Linha:
ESG (Environmental, Social, and Governance)
O foco em inclusão social e educacional se enquadra na componente Social (S) da Linha ESG. Alternativamente, a Linha SmartGov é aplicável, pois o projeto visa modernizar e aprimorar um serviço público de educação especializada.

Tecnologias:
a) Acessibilidade
O projeto inclui a organização de “recursos de acessibilidade e pedagógicos” e o desenvolvimento de “materiais didáticos e pedagógicos acessíveis”.
b) Inteligência Artificial (IA)
Uso de IA para diagnóstico precoce, sistemas de aprendizado adaptativos ou criação de materiais personalizados para alunos com necessidades especiais.
c) Data Analytics
Para monitorar o desenvolvimento dos estudantes envolvidos, avaliar a eficácia dos atendimentos clínicos e pedagógicos, e fundamentar estratégias intersetoriais com Saúde e Assistência Social.
d) Realidade Virtual/Aumentada
Usa estas tecnologias para terapias, reabilitação ou simulação de ambientes para os alunos.